Quem Somos

O grupo de pesquisa em gestão e formação de professores na educação básica (GEGFOPEB) foi criado no ano de 2015 com o objetivo de analisar as políticas educacionais voltadas para gestão e coordenação de processos formativos, a formação de professores, que tenham por base as relações intergovernamentais, o regime de colaboração na educação, accountability e responsabilização dos profissionais da educação básica.um dos desafios que se coloca à formação docente é o de colaborar no processo de constituição da própria profissão, uma vez que perpassa pelas políticas educacionais a desvalorização do Magistério. Em que pese ainda a existência de literatura mais contemporânea que procure redimensionar a profissionalidade docente no sentido de sua autonomia, as políticas educacionais oficiais avaliam o que denominam de competência profissional, centrando-se em uma racionalidade técnica.Assim, o GEGFOPEB desenvolve discussões voltadas para a gestão e coordenação dos processos formativos, a formação docente, sua prática e sua profissionalização.objetivos do GEGFOPEB:

I – Analisar as políticas educacionais voltadas para gestão e coordenação de processos formativos;

II – Discutir as possibilidades de qualificação do processo de formação docente para o ensino público  no âmbito dos sistemas de ensino (Secretarias de Educação) e escolas públicas de Educação Básica;

III – Analisar as alterações que têm configurado a implementação das políticas educacionais, tais como: a utilização dos modelos técnicos de formação docente que tomam o mercado como exemplo de eficiência;

IV – Promover fóruns vinculados ao campo de atuação do grupo;

V – Promover debates sobre a precarização do trabalho  e da prática docente;

VI – Colaborar no processo de constituição da formação docente, uma vez que perpassa pelas políticas educacionais a desvalorização do Magistério;

VII – Organizar eventos de natureza acadêmico-institucional, capacitação, treinamento, técnico-científico no âmbito da gestão e coordenação dos processos formativos da educação básica;

VIII – Produzir publicações nos vários tipos de mídias para disseminação dos estudos e pesquisas desenvolvidas pelo grupo e outros pesquisadores de forma a ampliar o debate e produção acadêmica no campo de atuação do grupo;

IX – Participar de eventos científicos na área de estudo do grupo;

X – Colaborar com a formação dos profissionais da educação para atuação na área de gestão e coordenação da educação;

XI – Manter diálogo com as Pró-reitorias de Pesquisa (PPGI) e Extensão (PROEX) como forma de buscar fomento às pesquisas e projetos desenvolvidos pelo grupo;

XII – Buscar fomento junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) para desenvolvimento das pesquisas e projetos desenvolvidos pelo grupo.

DOS PRINCÍPIOS QUE REGEM O GEGFOPEB

I – Gestão democrática na forma da Lei;

II – Pluralismo das ideias e concepções pedagógicas;

III – Liberdade de pensamento;

IV – Apreço à tolerância na forma da Lei;

V – Liberdade para pesquisar e ensinar na forma da Lei;

VI – Respeito e ética profissional.

Karla Sousa
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